O prédio da antiga Casan de Lages, desativado há 14 anos, foi cedido pelo governo do Estado para o Corpo de Bombeiros da cidade por meio de um termo de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e a corporação para treinamento com cães. Desde 2003 quando a companhia foi desativada no local o prédio público, localizado na Rua São Joaquim, ficou abandonado e sofreu com ação do tempo e depredações. Há muito lixo nas salas, banheiros e corredores, além de pichações. O imóvel também foi invadido várias vezes.
Continua depois da publicidade
— O espaço está ocioso há um bom tempo e o empréstimo para o Corpo de Bombeiros será de grande valia a toda comunidade, devido ao importante trabalho que prestam – comenta Juarez Mattos, secretário executivo da ADR.
A partir de agora os bombeiros pretendem dar um novo destino ao terreno de 15 mil metros quadrados. A intenção é construir uma pista de busca e resgate urbano, para o treinamento dos cães da instituição, em todo o Estado são treinados 10 animais.
O lugar também poderá sediar provas de certificação. É o caso da certificação internacional que traz profissionais da área de toda a América Latina para o Brasil. Para o próximo ano, a expectativa é que a aplicação possa ser realizada na nova sede.
Continua depois da publicidade