A Ponte das Goiabeiras que liga Santa Catarina ao Rio Grande do Sul passou por vistoria na tarde desta segunda-feira (25). A Defesa Civil de São Joaquim esteve no local depois que a ponte cedeu no último sábado (23), quando um caminhão carregado de madeira passava pelo local.
Continua depois da publicidade
Um laudo será elaborado e entregue ao Departamento Estadual de Infraestrutura, responsável pela rodovia SC 114, conhecida como Rota Caminhos da Neve. Segundo a Defesa Civil do município, será pedida a interdição da passagem da ponte para veículos mais pesados.
— Foi feita uma análise técnica pelo nosso engenheiro e vamos sugerir, por enquanto, a interdição da ponte para veículos pesados também. Tendo em vista que a situação está bem precária. – Esclareceu o responsável pela Defesa Civil, Clóvis Oliveira.
Representantes do Departamento de Infraestrutura do Estado também acompanharam a vistoria. Um relatório será feito para ser entregue ao Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Carlos Hassler. A ponte faz parte da rota utilizada pelos produtores para escoar as produções de maçã, mel e madeira entre os dois estados.
A manutenção da ponte é feita pelos próprios produtores. A rota Caminhos da Neve chegou a ser federalizada no ano passado, mas o processo está pendente. A Secretaria de Infraestrutura do estado ainda não enviou os documentos exigidos pelo Departamento que administra as rodovias federais. Nós tentamos contato com a assessoria da secretaria, mas ainda não tivemos retorno.
Continua depois da publicidade