Começou na segunda, na sede da Policia Militar Ambiental, em Lages, o curso de Policia Ostensiva Rural. É o primeiro realizado no Estado. Serão dez dias de capacitação onde 24 policiais militares de Santa Catariana e também de Goiás terão aulas teóricas e práticas para atuarem na repressão e prevenção de crimes que acontecem em zonas rurais, como por exemplo, o roubo de gado. Hoje, a região da Serra é referência quando o assunto é policiamento rural.

Continua depois da publicidade

Empresários da indústria brasileira estão mais otimistas

Desde o ano passado, policiais fazem visitas diárias a comunidades do interior para avaliar as condições de segurança. São observados aspectos como iluminação, instalação de câmeras de monitoramento, alarmes, cercas elétricas. Segundo a PM, em um ano 235 propriedades foram visitadas. Depois que esse trabalho começou nenhuma delas registrou crimes. 

Experiências assim serão compartilhadas nesse curso, que vai contar ainda com instruções do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Policia Militar Ambiental, além de órgãos ligados a agricultura de SC, como Epagri, Cidasc e Instituto do Meio Ambiente. A intenção é que o policial entenda a importância do agronegócio catarinense pra atuar nas comunidades rurais, melhorando assim a segurança em todo o interior do estado.

 

Continua depois da publicidade

Leia também:

TCE devolve R$ 20 milhões ao Tesouro do Estado