A Polícia Militar Ambiental apreendeu 45 quilos de pinhão ontem. As 28 pinhas recém haviam sido colhidas no loteamento Verdes Campos, em Lages. Três homem foram autuados e responderão criminal e administrativamente. A apreensão foi feita depois de uma denúncia. O pinhão será doado para o Instituto Espaço Silvestre, que trabalha com a reintrodução do papagaio-do-peito-roxo, espécie que se alimenta desta semente. É justamente para ajudar na cadeia alimentar dessas espécies que até o dia 1º de abril é proibido colher, transportar e vender o pinhão.

Continua depois da publicidade

— O período de defeso do pinhão é de extrema importância para que as araucárias tenham a possibilidade de regeneração por meio da dispersão de suas sementes. Além disso, pinhão é fonte alimentar para inúmeras espécies da fauna da nossa região — explica o tenente Marco Marafon, subcomandante da PMA.

A medida está prevista em lei estadual nº 15.457/2011 e se aplica inclusive ao pinhão destinado para sementeiras. Só a partir de 1º de abril é que a colheita está liberada no Estado. 

Leia outras publicações de Eduarda Demeneck

Continua depois da publicidade