Prevista para terminar no dia 25 de fevereiro, a operação Altos da Serra foi prorrogada pela Polícia Militar (PM) por mais 30 dias. 

Continua depois da publicidade

O motivo é garantir mais segurança a moradores e turistas neste mês de Vindima e de colheita da maçã. Durante todo o março as vinícolas têm atividades especiais para festejar a safra da uva e por isso muita gente procura a região. A PM quer, ainda, continuar acompanhando a fiscalização nos pomares.

No primeiro mês de operação, nas cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, houve um aumento no efetivo de policiais em áreas rurais e urbanas. Houve barreiras de trânsito, abordagem a pessoas nas ruas e bares, e fiscalização preventiva em pomares. 

Até agora a PM abordou 1.697 veículos, o que significa um aumento de 34% em relação a dezembro. Dez armas de fogo foram apreendidas – além de 327 gramas de maconha – e 49 pessoas presas. Os policiais fiscalizaram 15 pomares e a maioria cumpria as obrigações trabalhistas.

– Para nossa alegria, muitos tinham os empregados devidamente cadastrados na Associação de Produtores de Maçã e Pera da região, registro trabalhista e condições dignas de trabalho e moradia – afirmou o comandante da PM em São Joaquim, tenente Guilherme Wolf.

Continua depois da publicidade

Leia todas as publicações de Eduarda Demeneck