A Polícia Militar intensifica, até o dia 25 de fevereiro, o policiamento nas cidades de São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra. Nesta época do ano muitas pessoas vêm de outros Estados para trabalhar na colheita da maçã. A região também fica movimentada de turistas por conta das férias. É um período considerado crítico, já que com esse movimento aumenta o número de ocorrências como furtos, lesão corporal, tráfico de drogas e ainda do cumprimento de mandados de prisão. As atividades preventivas iniciaram no dia 25 nos quatro municípios, e as ações vão desde barreiras policiais até visitas às propriedades produtoras da fruta. 

Continua depois da publicidade

–  A Operação Altos da Serra começa com boas perspectivas. Não tenho dúvida de que a operação será bem-sucedida, porque trabalhamos com foco no resultado planejado e temos apoio de importantes parceiros – destaca o subcomandante da PM em Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.

Cadastramento de temporários

Desde o início do ano os produtores de maçã devem se cadastrar funcionários na Associação de Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina, em São Joaquim. O programa Safra Cidadã, lançado no início do ano,  busca levantar informações e inscrever esses trabalhadores, o que deve contribuir para o controle da criminalidade. Há casos de pessoas que possuem mandado de prisão emitido em outros Estados e que vêm para as propriedades. O cadastramento começou após reuniões do Programa Crescendo Juntos, do governo do Estado, que apontou a necessidade de organização na identificação dos trabalhadores temporários na área da fruticultura. O cadastramento é realizado pela Associação dos Produtores, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Regional ADR São Joaquim, Prefeitura, Ministério Público, Polícias Militar e Civil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Leia todas as publicações de Eduarda Demeneck

Continua depois da publicidade