Entramos em um ano que promete ser de avanço na saúde da região serrana. Hoje temos duas obras em andamento em Lages que quando prontas vão aumentar a capacidade de atendimento para quem precisa da saúde pública. Uma delas é nova unidade do Tereza Ramos, o maior hospital da Serra catarinense. A previsão do governo de SC é que a partir de fevereiro de 2018 a ampliação esteja pronta. Hoje, a estrutura está com 90% das obras concluídas. Segundo o governador Raimundo Colombo, os equipamentos para a nova unidade estão comprados.
Continua depois da publicidade
As obras vão praticamente dobrar a capacidade do Hospital Tereza Ramos, com 93 leitos – 30 de UTI – e 10 salas de cirurgia. A nova estrutura contará ainda com heliponto e estará ligada ao atual hospital por meio de uma passarela. A unidade abrange mais de 600 mil pessoas que moram nas regiões da Serra, Meio-Oeste e Alto Vale.
Outro projeto que impactará a vida do cidadão quando concluído é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está sendo construída em uma parceria da prefeitura com o governo federal. A expectativa é de que em abril de 2018 as obras da UPA estejam prontas. Ela começou a ser construída em 2012 e por causa da demora na entrega foi quase embargada esse ano. A prefeitura chegou a ser cobrada para devolver R$ 1,5 milhão investido pelo Ministério da Saúde na estrutura, mas conseguiu fazer uma renegociação para entregar a construção em março. Com isso, o pronto atendimento Tito Bianchini será transferido para nova unidade.
A população terá um ambiente maior com consultórios, laboratórios, salas de observação, tanto pediátricas quanto adultas, além de serviços médicos que compõem a rede organizada por pediatria, ortopedia, atendimento em odontologia. A UPA funcionará 24h como uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e porta de urgência hospitalar. No total, o investimento será de R$ 3 milhões.
Leia outras publicações de Eduarda Demeneck
Continua depois da publicidade