Uma imagem emocionante registrada no início da semana, no hospital Salvatoriano Divino Salvador, de Videira, no Meio Oeste, tem circulado nas redes sociais e causado comoção. Pessoas de joelho, fazendo uma oração em torno do hospital. São familiares de pacientes internados na unidade com Covid-19. A direção disse que essa tem sido uma prática bem comum no local. Começou depois que uma cena parecida foi registrada no hospital Unimed Chapecó, na semana passada.
Continua depois da publicidade
>>Governo de SC omite dados no momento mais crítico da pandemia
O hospital Salvatoriano Divino Salvador está atualmente com todos os leitos de UTI Covid ocupados. Segundo a Prefeitura de Videira, só no mês de fevereiro 996 pessoas foram positivadas com o vírus na cidade. O número superou o mês de agosto do ano passado, no auge da pandemia, quando 775 novos casos foram registrados.
Numa postagem nas redes sociais a administração de Videira : “Vivemos o pior momento da pandemia e os números mostram isso”. E mostram mesmo. Na macrorregião da Serra e Meio Oeste não tem mais leito de UTI Covid disponível nos sete hospitais que atendem essas duas regiões. Nesta terça-feira (02), 45 pessoas aguardavam por leitos de UTI.
>>Mais 91,2 mil doses da CoronaVac chegam a SC nesta quarta
Continua depois da publicidade
Em reunião com os prefeitos do Meio-Oeste se discutiu a possibilidade do Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba abrir mais leitos de UTI Covid. A ampliação depende da contratação de profissionais e aquisição de equipamentos. A Prefeitura de Joaçaba abriu uma chamada pública para contratação emergencial de 15 técnicos de enfermagem que serão cedidos para a unidade. Esses profissionais não vão trabalhar na ala COVID. Mas, a contratação vai possibilitar o remanejamento de funcionários que já atuam no hospital para atender os pacientes graves com COVID-19. O edital pode ser acessado aqui. A Secretaria de Estado da Saúde também terá que ajudar na aquisição de equipamentos. Com isso o hospital de Joaçaba conseguirá abrir mais cinco leitos de UTI COVID.