Em oito meses uma parceria entre o Brasil e uma ONG americana já levou saneamento básico a mais de 600 pessoas e ultrapassou a meta anual de ampliação da rede em Santa Catarina. Por meio da iniciativa, foi possível financiar mais de R$ 1,9 milhão para que famílias carentes construíssem ou reformassem banheiros, fossas ou comprassem equipamentos como caixas d´água, biodigestores, material elétrico, entre outros. Tudo isso com um custo bem baixo.

Continua depois da publicidade

O “BF Saneamento” já era um produto oferecido pelo Banco da Família, mas foi reformulado em 2017 após formalização da parceria com a ONG Water.org, que há 25 anos leva o acesso a água potável e saneamento para mais de dez milhões de pessoas em vulnerabilidade social no mundo. 

Para identificar a necessidade da família visitada, além de técnicas de abordagem e sensibilização, todos os agentes de crédito foram treinados pelo Instituto Trata Brasil, que desenvolve projetos em comunidades vulneráveis em todo o país.

A intenção é que até o final de 2021 8,5 mil famílias catarinenses das cidades de Lages, Caçador e Palhoça sejam ajudadas pelo projeto. 

Para isso a ONG irá disponibilizar um aporte de U$ 330 mil, enquanto o banco irá liberar 
R$ 24,5 milhões de crédito para o tratamento de esgoto e de água.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias no Diário Catarinense