Lages tem uma população estimada, segundo dados do IBGE, de 158 mil habitantes. Atualmente, só cerca de 14% do esgoto na cidade é tratado. Uma realidade não muito distante de outras cidades catarinenses. Mas, uma parceria entre o Brasil e uma ONG americana quer mudar essa realidade. O Banco da Família e a Water.org vão levar o acesso ao saneamento básico para 8,5 mil famílias no Brasil. Em Santa Catarina, Lages, Caçador e Palhoça foram mapeados para fazerem parte do projeto.
Continua depois da publicidade
A ONG irá disponibilizar um aporte de U$ 330 mil, enquanto o banco irá liberar R$ 24,5 milhões. A intenção é que as famílias de baixa renda possam ter tratamento de esgoto, de água com um custo bem baixo. Por isso, está sendo liberada uma linha de crédito específica para a compra de material necessário para construir ou reformar instalações hidráulicas e sanitárias. Para ter acesso aos recursos as famílias não precisam comprovar renda.
Confira: Apesar de ter o maior percentual de cidades com planos de saneamento, SC falha na coleta de esgoto
Continua depois da publicidade
Uma equipe está visitando as regiões mais empobrecidas das cidades para identificar carência das instalações de saneamento e água.
— A pessoa viveu tantos anos com o esgoto aberto passando do lado da sua porta e acaba pensando que isso é normal. O papel do agente de crédito é sensibilizar esta família, propor soluções, apoiar e conscientizar essas pessoas de que não é natural que os filhos tenham diarreia três ou quatro vezes por mês. É importante mostrar que este é um problema que impacta no desenvolvimento físico e mental das crianças, afeta a família e toda a comunidade — diz Geórgia Schmidt, Diretora Administrativa do Banco da Família.
Essa é a primeira parceria firmada no Brasil pela WaterCredit, da Water.org. Além de Santa Catarina, as cidades de Caxias do Sul, Tramandaí e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul também estão sendo beneficiadas.
WATER.ORG
É uma organização norte-americana sem fins lucrativos, fundada pelo ator Matt Damo. Há 25 anos leva o acesso a água potável e saneamento para mais de dez milhões de pessoas em vulnerabilidade social, através do WaterCredit, com empréstimos pequenos e acessíveis para famílias carentes.
Continua depois da publicidade