O feriado promete ser movimentado na Serra Catarinense. A busca pela natureza nesse momento de pandemia tem aumentado bastante.A rede hoteleira pode ampliar o limite de ocupação para até 80%, já que a Serra Catarinense está em nível alto para Covid-19 no mapa de risco do governo catarinense.

Continua depois da publicidade

Cidades como Lages, Urubici e Urupema e Bom Jardim da Serra estão trabalhando com essa limitação. Já em São Joaquim a prefeitura decidiu continuar com as restrições mais rígidas, e por isso o limite de ocupação da rede hoteleira é de até 60%. Mas, em todas essas cidades turísticas a realidade é a mesma, quase não tem mais vagas para esse feriado.

“Principalmente os hotéis de lazer, as hospedagem de lazer no meio rural, esses sim tem uma resposta mais rápida quando a gente fala de feriado”, explica a assessora de turismo da região, Ana Vieira.

::Volta às aulas em SC: municípios usam ciência seletiva

A região vive um novo momento depois da pior temporada de inverno dos últimos anos, com mais de 60% de queda no faturamento, segundo pesquisa da Fecomércio. O setor está otimista para essa retomada e tem constatado que muitas pessoas que viajavam para o exterior, agora estão escolhendo a Serra como destino. A maioria dos pontos turísticos está aberto, exceto o Morro da Igreja em Urubici. Apesar das flexibilizações as regras sanitárias continuam valendo, uso de máscara é obrigatório, é preciso evitar aglomeração e ter distanciamento social entre as famílias, por exemplo. Na rede hoteleira o álcool em gel precisa estar disponível em todos os ambientes.

Continua depois da publicidade