Faz quase dois meses que as aulas foram suspensas no estado, quase dois meses em que professores e alunos estão afastados. O contato tem sido mais pela internet, e há casos que nem a internet está conseguindo aproximar, pela falta de acesso de algumas famílias. Em Lages uma iniciativa da educação especial não quer deixar que o vínculo entre professores e alunos seja esquecido. Desde segunda-feira (04), os profissionais trocaram os jalecos pelo avental, máscara, touca e luva, tudo para poder visitar os alunos. Eles estão levando material de estudo e kits de higiene e alimentação para às famílias.

Continua depois da publicidade

“Esses professores estão indo na casa dos alunos, os quais eles atendem no ensino regular. E dessa forma levar um pouco de carinho, de aconchego nesse momento de distanciamento. ” – Explicou a coordenadora da Educação Especial de Lages, Eri Cristina dos Anjos Campos

Mesmo de longe os professores conseguem conversar com o aluno, entregar o material e matar a saudade. Além disso, eles passam a conhecer um pouco mais a realidade dos estudantes que antes só viam na sala de aula. Ao todo são 308 alunos com variadas necessidades, entre elas síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral, deficiência auditiva e visual. As atividades foram preparadas conforme a necessidade de cada um. As visitas vão acontecer até a próxima quarta-feira (13). Para evitar aglomeração os atendimentos foram divididos em 19 polos, os professores estão sendo levados de ônibus escolar.

Continua depois da publicidade