Preocupado com a situação em Lages, o prefeito Antonio Ceron se reuniu nesta segunda-feira (13) com os empresários da cidade para pedir uma maior colaboração de todos na fiscalização e orientação no cumprimento das medidas sanitárias. Lages está com praticamente todos os leitos de UTI Covid ocupados, e os casos só vem aumentando na cidade e na região.

Continua depois da publicidade

“Infelizmente hoje temos um cenário completamente diferente do que tínhamos há quinze dias. Os três Estados do Sul enfrentam o agravamento da pandemia e precisamos tomar atitudes o mais rápido possível para evitar que se torne ainda mais grave em nossa região”, disse o prefeito.

>>SC registra o número mais alto de mortes por coronavírus em uma semana

Na reunião que aconteceu na CDL de Lages, cumprindo todas as medidas de segurança para evitar a transmissão do vírus, foi debatida a importância da colaboração de todos nesse momento para que medidas mais restritivas, como o fechamento do comércio, por exemplo, não precisem ser tomadas. Ficou acordado que os estabelecimentos irão agir com mais rigor na fiscalização do uso de máscara, do distanciamento entre os clientes e colaboradores e do uso do álcool em gel para higienização das mãos. Uma campanha de conscientização também será lançada em parceria com a Associação dos Munícipios da Região Serrana (Amures) e Prefeitura de Lages.

As forças de segurança também têm agido na fiscalização do cumprimento das medidas. Já foram mais de 1,6 mil ações de fiscalização e orientação desde o inicio da pandemia.

Continua depois da publicidade

Medidas mais restritivas em São Joaquim

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, assinou nesta segunda-feira (13) um decreto que restringe o atendimento no setor gastronômico, como restaurantes, lanchonetes, churrascarias e vinícolas até às 22h, depois desse horário só delivery e está proibida a retirada no balcão. A capacidade de lotação é de 50% do número de mesas do local. O decreto também prevê uma maior higienização nos estabelecimentos, a disponibilidade do álcool 70% e orienta para que o comércio em geral realize a aferição da temperatura do corpo das pessoas na entrada dos estabelecimentos.

::Efeitos da pandemia: Região Sul perde 314 mil empregos em três meses