Eles estão colorindo o céu da região serrana de verde e vermelho. Os papagaios-charão são um dos menores papagaios do Brasil e, nessa época, migram do Rio Grande do Sul para a Serra de Santa Catarina atrás do pinhão, semente da araucária. Em bandos com até cem indivíduos, eles fazem um verdadeiro espetáculo no céu. De abril até julho é possível conferir a atração no início da manhã e no fim da tarde.
Continua depois da publicidade
A área de alimentação dos Charões fica entre os municípios de Painel, Urupema e Bocaina do Sul. São locais onde as matas de araucárias estão mais preservadas. Para ver a ave, observadores viajam de várias partes do Brasil e de fora também. Chegam a Urupema, principalmente, observadores de aves e pássaros do Canadá. Mas, a espécie que vira atração nessa época está na lista de extinção. Hoje a estimativa é que existam 25 mil Charões.
Festival para conhecer o Charão
No próximo sábado (27) e domingo (27), acontece em Urupema o Festival do Papagaio-Charão e do Papagaio do Peito Roxo. O evento é de graça e será realizado no Centro de Eventos, em Urupema. No sábado (26), a partir das 9h30, visitantes vão poder participar de palestras, oficinas de fotografias e para as crianças tem recreação e educação ambiental. Será possível, ainda, ir a campo para conferir de perto o show que os papagaios fazem no céu. Toda programação é gratuita, a inscrição pode ser feita na hora do evento.
Continua depois da publicidade