Em Lages, na Serra Catarinense, devido ao aumento de casos de Covid-19, a partir de agora, pacientes precisam ficar no Centro de Triagem da cidade aguardando por um leito. A informação foi repassada pelo Secretário da Saúde do município, Claiton Camargo, nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
> Quem não usar máscara pode receber multa de R$ 2 mil em Lages
> Receba notícias da NSC no seu WhatsApp, clique aqui
Segundo ele, estamos vivendo o pior momento da pandemia. A cidade tem, ao todo, 56 leitos de UTI Covid, nos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos, e todos estão operando no limite. A enfermaria Covid também está com quase todos os leitos ocupados. Os pacientes internados são da Serra e do Oeste catarinense. A Serra faz parte da macrorregião que engloba o meio-oeste, e tem uma das taxas mais altas de ocupação do Estado nos leitos Adultos SUS, 96,9%, segundo dados do governo de SC, atualizados na noite de quinta-feira (25).
Mais leitos de UTI e Enfermaria Covid
Nessa quinta (25), a direção do hospital Tereza Ramos, que é do Estado, sinalizou que vai abrir entre oito e nove leitos de UTI Covid e 24 leitos de enfermaria Covid. Para isso, será preciso a contratação de profissionais (médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros) e a aquisição de equipamentos.
Continua depois da publicidade
> O que está proibido ou com restrições parciais nos próximos 15 dias em SC; entenda o decreto
A ativação dos leitos de UTI Covid no hospital Tereza Ramos ainda não tem prazo. Já a enfermaria Covid será aberta na semana que vem, porque o hospital irá remanejar profissionais para o atendimento desses leitos. Por causa do remanejamento será preciso desativar uma ala de leitos clínicos do hospital. Ou seja, quem precisar de internação pra outras doenças terá que contar, também, com outros hospitais aqui da região serrana.
Leia também
Santa Catarina decreta lockdown aos fins de semana
Opinião: com lockdown no fim de semana, SC não pode mais errar