Na Serra Catarinense, novos leitos de enfermaria Covid foram abertos no fim de semana. A região tem uma das taxas mais altas de ocupação nos leitos adulto SUS, e por isso foi preciso ampliar os locais de atendimentos para pacientes com Covid-19. Além de Lages, outros três hospitais nas cidade de Otacílio Costa, São Joaquim e Bom Retiro ativaram leitos de enfermaria Covid.
Continua depois da publicidade
>>Colapso atinge Santa Catarina mesmo com 167% leitos de UTI a mais do que em 2020
No hospital Santa Clara, em Otacílio Costa, foram abertos 14 leitos para receber pacientes com Coronavírus. Em São Joaquim, o hospital de Caridade Coração de Jesus abriu mais 30 leitos, totalizando 40. E, outros oito leitos de enfermaria Covid foram ativados no hospital Nossa Senhora da Graça, em Bom Retiro. São leitos para pessoas que estão com coronavírus, mas em estado estável ou moderado. Esses hospitais são chamados de retaguarda e tiveram as equipes treinadas para atender os pacientes diagnosticados ou com suspeita do vírus. Em todos eles já tem pessoas internadas.
Além disso, o hospital Tereza Ramos, de Lages vai abrir até hoje 24 leitos de enfermaria Covid, 17 foram ativados no fim de semana. Para essa abertura foi preciso fazer um remanejamento de profissionais e utilizar uma ala clínica do hospital que precisou ser desativada. Nos próximos dez dias, a direção disse que deve abrir mais nove leitos de UTI Covid. Os Hospitais Tereza Ramos e o Nossa Senhora dos Prazeres são os únicos da região com estrutura para receber pacientes graves com Coronavírus. Todos os leitos de UTI Covid estão ocupados com pacientes da Serra e Oeste do estado.
Continua depois da publicidade
>>Seis pacientes com Covid-19 morrem aguardando leitos de UTI em Xanxerê