Na manhã de segunda-feira (05) um ônibus do Corpo de Bombeiros seguiu rumo a Brumadinho, em Minas Gerais. Nele duas equipes de bombeiros e cães que passam a partir desta semana integrar ao resgate das vítimas do rompimento da barragem. De Lages, na Serra, foi o soldado Luciano Rangel com o cão Barney. De Maravilha, no Extremo Oeste, foram o tenente João Moura Miranda e seu cão Johny.
Continua depois da publicidade
A partir de agora começa um revezamento com as equipes do Estado que já estão no local. Segundo o capitão e subcomandante dos Bombeiros, na região da Serra, Mateus Muniz Corradini, essa é uma forma de dar mais qualidade ao serviço.
– Nossas equipes vão trabalhar em torno de oito dias depois sendo substituídas por uma nova equipe que está em melhores condições físicas e emocionais pra manter um serviço de excelência no local.
Esse revezamento ele é necessário para que justamente essa qualidade do serviço seja mantida durante todos os dias de trabalho – comenta o capitão.
Essa será a primeira vez que o soldado Rangel e Barney saem de Santa Catarina para uma missão. No Estado eles já atuam juntos há três anos.
Continua depois da publicidade
– Nossa veterinária nos passou cuidados mínimos para nós termos com o cão. É inevitável ele ter contato com esses rejeitos. Mas, todo o dia ele vai tomar banho, tem enxaguante bucal, nós vamos fazer massagem nos nossos cães com o intuito de diminuir a dor física deles – explica.
Em Brumadinho, as novas equipes ficam até o próximo dia 13. Na semana que vem outros bombeiros de Lages também viajam para integrarem as buscas.