O Hospital Tereza Ramos vai receber 13 respiradores pulmonares. Os cinco primeiros chegaram na quinta-feira (28), e os outros oito respiradores chegam hoje (29) à cidade. Eles estão sendo transportados em um avião do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Lages acompanha a entrega. A intenção era que todos fossem entregues ontem, mas segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde, ficou muito tarde para fazer o transporte de todos os equipamentos. Cada respirador custa R$ 60 mil, eles foram adquiridos junto à empresa WEG, situada em Jaraguá do Sul. A instalação será feita na nova ala do hospital para o enfrentamento dos casos de Covid-19.

Continua depois da publicidade

“Os poderes públicos estão implementando esforços diários no combate à expansão da incidência do novo coronavírus e Lages, a partir desta quinta-feira, reforça sua estrutura hospitalar de atendimento a eventuais pacientes graves que precisem de respirador. Contamos com o apoio e colaboração da nossa população, com o uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão e, quando fora de casa, não esquecer do uso de álcool gel para desinfecção”, comentou o prefeito da cidade, Antonio Ceron.

Em Lages, segundo o último boletim divulgado nesta quinta-feira (28), são 74 casos confirmados do novo coronavírus, todos em recuperação domiciliar. Daqui duas semanas a cidade deve receber mais sete aparelhos, totalizando 20.

“Os respiradores servirão para salvar vidas e a estratégia, não havendo necessidade para pacientes de Lages, e caso preciso for, é de que estes equipamentos sejam utilizados em moradores de outras cidades da nossa região, internados no Hospital Tereza Ramos”, explicou o Secretário Municipal de Sáude, Claiton Camargo.

Outros oito respiradores serão entregues hoje no HTR
(Foto: Fotos: Nathalia Lima, Greik Pacheco, Juliano Paes e Roberta Machado/Divulgação)

Para o Estado são 100 equipamentos, uma primeira remessa de um total de 500, e estes 100 estão em processo de entrega para hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as macrorregiões de Santa Catarina, conforme a Secretaria de Estado da Saúde. Serão contemplados os municípios de Joinville, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Brusque, Timbó, São Miguel do Oeste e Lages. Os requisitos obedecem à taxa de ocupação de leitos e o número de casos positivos das mais recentes 48 horas.

Continua depois da publicidade