A partir desta sexta-feira começa um mutirão para consultas e exames na especialidade de oftalmologia. A estimativa é que sejam realizadas cerca de 170 consultas por dia. O mutirão acontece até dia 19 de dezembro, totalizando duas mil. O atendimento retorna na segunda quinzena de janeiro, com a expectativa de atender mais quatro mil pacientes. Essa será a primeira vez, em dez anos que a fila de consultas para oftalmologia será zerada. Estarão em Lages uma equipe técnica, composta por médicos e enfermeiros, trazidos de Santo Amaro para participar do mutirão. Exames e procedimentos de alta complexidade serão encaminhados para Grande Florianópolis, no Hospital São Francisco de Assis.

Continua depois da publicidade

– A especialidade de oftalmologia é a nossa maior demanda, com média de mil pessoas por mês esperando por atendimento, e a nossa equipe não está dando conta de atender a todos, por isso a iniciativa de trazer médicos de fora – afirma a secretária da Saúde, Odila Waldrich.

Os pacientes que aguardam por consultas oftalmológicas, devem atualizar seus cadastros com endereço e número de telefone nas Unidades Básicas de Saúde, pois o primeiro contato está sendo feito através de telefone.

 

Primeira turma de polícia ostensiva rual é formada

Durante 10 dias policiais foram treinados e preparados para atuarem na segurança no campo. Eles passaram por aulas práticas e teóricas para atuarem na repressão e na prevenção de crimes na zona rural. A partir de agora os policias especialistas em segurança no campo estarão aptos ao combate de crimes rurais, como abigeato, roubo de insumos agrícolas e máquinas.

Continua depois da publicidade

– Ao investir em segurança no meio rural nós estamos garantindo a continuidade do funcionamento da nossa economia, que gera milhares de empregos, renda e oportunidades no nosso estado. Esse policiamento ostensivo no meio rural vai dar uma grande contribuição, porque a segurança é um fator decisivo para motivar as pessoas a permanecerem no meio rural – comenta o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Essa é a primeira turma de polícia ostensiva a rural a se formar no estado. 24 policiais de todas as regiões catarinenses participaram do curso.

 

Leia também:

Aviões dispensados por Moisés são necessários para viagens urgentes