Em Curitibanos, os vereadores aprovaram a retirada da multa para quem alimentar animais nas ruas da cidade. O projeto de lei complementar 05/2020 que previa a retirada da multa de R$ 274 para quem alimentar animais nas ruas da cidade foi aprovado por doze, dos treze vereadores, nesta segunda-feira (21). Agora segue para análise do prefeito, que pode sancionar ou não.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
A lei 217/2019 foi levada em discussão depois de uma reunião com o Ministério Público de Santa Catarina. A lei existe há mais de um ano e causou polêmica, principalmente, após uma moradora de Curitibanos receber multa por alimentar cães nas ruas. Mesmo assim ainda está proibido alimentar e disponibilizar água nas vias públicas de Curitibanos.
O artigo 12 que diz: “O acesso à água, alimentação, cuidados com a saúde, higiene e demais atos necessários à preservação do bem-estar dos cães comunitários, não poderão ser realizados em vias de circulação, passeio, praças e demais ambientes públicos” deve ser levado para a discussão, após o período eleitoral, segundo os vereadores.
O Ministério Público instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a implementação de políticas públicas e bem estar animal em Curitibanos. Tentamos contato com a prefeitura de Curitibanos, mas não tivemos retorno até o momento.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Cinco leis envolvendo animais que causaram polêmica em SC
Vereadores aprovam lei que proíbe cachorro de latir em Santa Catarina
Deputada de SC quer tornar opcional uso de máscaras por pessoas sem sintomas de coronavírus