O documento nº 18.170 assinado nesta sexta-feira (18), em Lages flexibiliza os horários de funcionamento em restaurantes, pizzarias, lanchonetes, food trucks, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, tabacarias, adegas e similares. A partir de agora o atendimento presencial pode ser feito de segunda-feira à sábado, das 5h às 24h; e aos domingos das 8h às 24h.

Continua depois da publicidade

::Leitos de UTI Covid registram queda de ocupação na Serra

Essa flexibilização aconteceu porque, segundo, a Secretária Municipal de Saúde os índices da Covid-19 em Lages e na Serra Catarinense estão apresentando uma melhora, ou seja, o número de pessoas contaminadas e internamentos, tanto na UTI quanto na enfermaria, está diminuindo bastante. Entre os meses de julho e agosto o numero de casos ativos diários era de, em média, 800, hoje esse número não chega a 150. Já a taxa de ocupação nos leitos de UTI Covid teve uma queda de 90% para 27%, de acordo com o último boletim divulgado nesta sexta-feira (18).

::Pacientes recuperados da Covid-19 em Lages podem fazer fisioterapia de graça

Eventos ainda não podem ser realizados em Lages

Manifestantes se reuniram na quinta-feira (17) para pedir a volta dos eventos
Manifestantes se reuniram na quinta-feira (17) para pedir a volta dos eventos (Foto: Divulgação)

Nesta semana representantes do setor de eventos de Lages realizaram uma manifestação pacífica para chamar atenção das autoridades. O setor está há seis meses parado e pede diálogo com as autoridades para voltar gradativamente. Segundo os organizadores da manifestação, a intenção é buscar a autorização para liberar pequenos eventos como cavalgadas, casamentos, aniversários e etc. Mas, pela nova portaria do governo catarinense, os eventos só serão liberados quando a região serrana, que está em nível grave, no mapa de risco for para alto ou moderado. Aliás, essa classificação está sendo questionada pelo Centro de Operações em Emergência e Saúde da Serra Catarinense.

Continua depois da publicidade