Essa será a terceira vez em que a locomotiva Maria Fumaça, construída em 1950 nos Estados Unidos, estará em Lages para passeios. O trem estará na cidade em dois finais de semana de agosto (nos dias 10 e 11 e 17 e 18) com três trajetos com destino a região da Coxilha Rica. Os passeios de Maria Fumaça saem da Estação Ferroviária de Lages.
Continua depois da publicidade
Neste ano, a novidade é que em cinco vagões os passageiros terão serviço prestado pelo Núcleo de Hotelaria e Culinária da CDL. Nestes vagões, os chamados bistrôs, haverá degustação de sucos, vinhos e espumantes, harmonizando com queijo serrano, salames e doces típicos da Serra Catarinense.
A locomotiva modelo Mallet 204, é a única em funcionamento na América Latina. Ela fica sediada em Rio Negrinho, no norte catarinense, e pertence a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – Regional Santa Catarina. Esses passeios são feitos em parceria com a prefeitura de Lages. Os ingressos pra os interessados já estão à venda e custam entre R$ 40 e R$ 115, nas lojas Honolulu, BGO Shopping e Bistrô Restaurante.