Com a chegada de equipamentos na região do Meio-Oeste, o Hospital Universitário Santa Terezinha, de Joaçaba poderá abrir cinco leitos de UTI Covid. Na última sexta-feira (09) a unidade recebeu do governo, respiradores, monitores e bombas de infusão. Três dos respiradores vieram da cidade de São Miguel do Oeste e dois deles foram cedidos pela UPA de Herval d’ Oeste que recebeu outros dois equipamentos para substituição.
Continua depois da publicidade
Para que os leitos sejam ativados a prefeitura de Joaçaba irá ceder entre terça-feira (13) e quarta-feira (14), quinze técnicos de enfermagem para atuar no hospital. A decisão foi acordada entre os prefeitos da região do Meio-Oeste. Com a chegada dos técnicos o hospital fará o remanejamento dos profissionais que já atuam na unidade para ativar os novos leitos da UTI Covid. Atualmente o hospital possui dez leitos de UTI para receber pacientes graves com coronavírus. A região é uma das que mais tem pacientes graves aguardando por uma vaga. No domingo (11), eram 13 pessoas na fila.
Expectativa para novos leitos na Serra
No Hospital Tereza Ramos, em Lages os profissionais de saúde que passaram no processo seletivo do estado começam a ser chamados nesta segunda-feira (12). Com isso será possível abrir os nove leitos de UTI Covid. O hospital recebeu de doação equipamentos para essa abertura, em março. Mas, segundo a direção, a falta de profissionais impossibilitava a abertura. A expectativa agora é que a unidade consiga abrir os leitos ainda nesta semana.
>>Prefeito de Lages recebe 2ª dose da Vacina contra Covid
Continua depois da publicidade
Em março outros 10 leitos foram ativos no Hospital Seara do bem. Atualmente a Serra Catarinense tem 60 leitos de UTI Covid distribuídos nos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres, Seara do Bem e Tereza Ramos, todos continuam com ocupação máxima. Já os leitos de enfermaria Covid, são mais de 170 na região, a fila de espera foi zerada, e a ocupção não tem passado de 70% nos últimos dias.