A semana pós Natal começa com 100% de lotação nos 46 leitos de UTI Covid da Serra Catarinense, a região tem apenas dois hospitais com estrutura para receber os pacientes graves com Covid-19. O hospital do estado, Tereza Ramos e o Nossa Senhora dos Prazeres, que é filantrópico.
Continua depois da publicidade
Há uma expectativa em que mais 10 leitos de UTI Covid sejam abertos no hospital Tereza Ramos. Estrutura e equipamentos têm, como respiradores que foram doados pela Klabin neste mês, mas falta, ainda, pessoal para trabalhar, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A direção da unidade disse que eles estão aguardando a apresentação desses profissionais na semana que vem, e que esses leitos devem entrar em operação até o dia 11 de janeiro, vai depender da chegada dos profissionais.
::Hotéis de SC não vão cancelar reservas, diz sindicato
A situação também é critica na macrorregião que compreende Serra e Meio Oeste. A média de ocupação nos oito hospitais, sendo um infantil é de 88,6%. Desde o inicio de dezembro os principais hospitais estão operando no limite, o que traz ainda mais preocupação. Eles ainda não refletem as festas de fim de ano. A exemplo de várias regiões do estado, onde houve aglomeração, na Serra não foi diferente, pelo menos duas festas clandestinas foram encerradas pela Polícia Militar no feriado de Natal. Para o feriado de ano novo tudo indica que deve ser de movimento na região serrana. A maioria dos hotéis fazenda está com todas as reservas preenchidas para o feriadão.
Continua depois da publicidade