A Polícia Militar lançou oficialmente nesta terça-feira em São Joaquim a Operação Altos da Serra. A fiscalização que ocorre durante a colheita da maçã na Serra de Santa Catarina começou no dia 1º. Até agora foram vistoriados 15 pomares de maçã e abordadas 430 pessoas e 170 veículos. Trinta e cinco motoristas foram notificados por alguma irregularidade. Esse é o segundo ano consecutivo da operação.
Continua depois da publicidade
O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, diz que a intenção é a prevenção de crimes, em uma época que a população tem um acréscimo de, aproximadamente, cinco mil pessoas com a vinda dos trabalhadores para a colheita da fruta.
— (Realizamos) visita aos pomares e trabalhadores no sentido de tentar buscar pessoas procuradas pela Justiça, abordagens e operações de trânsito em todos os municípios, além de reforço de prevenção nos pontos turísticos.
Ainda de acordo com o tenente, constata-se que 99% dos trabalhadores são pessoas de bem que viajam para a região em busca de trabalho e sustento para as famílias.
— Mas em meio a estas pessoas, algumas possuem problemas com a Justiça ou são envolvidas com álcool, uso ou tráfico de entorpecentes, e acabam perturbando o sossego alheio. Nestes casos é necessária a intervenção da PM.
Continua depois da publicidade
Estão envolvidos policiais militares da Radiopatrulha, Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam), Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Canil e helicóptero Águia 4. A operação acontece até o próximo dia 28 nos municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, São Joaquim, Urubici e Urupema.