A BR 282 que corta a região serrana do estado foi pauta nesta semana entre lideranças políticas e empresariais. Entre as principais reivindicações estão a implantação de, pelo menos, mais cinco quilômetros de extensão de terceiras faixas em trechos determinados da BR-282, entre Lages e Florianópolis; implantação de passarelas em áreas urbanas e alteração dos limites de velocidade de 80km/h para até 110 km/h.
Continua depois da publicidade
Os assuntos foram debatidos em reunião na Associação Empresarial de Lages, entre empresários e prefeitos das cidades de Lages, Bom Retiro, Bocaina do Sul, São José do Cerrito e Vargem. Também participaram das discussões a deputada federal Carmen Zanotto, o superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trasnporte – Dnit, Ronaldo Carioni, o supervisor local Ênio Spiker e representantes da Polícia Rodoviária Federal.
Sobre a implantação das terceiras faixas o superintendente estadual do Dnit disse que vai incluir no projeto a implantação das faixas ao longo do trecho. Já sobre o limite de velocidade, estudos e levantamentos feitos pela própria PRF apontam para a viabilidade de revisão da norma estabelecida, sem que isso venha comprometer a segurança de tráfego na rodovia e servirão de embasamento para o pedido de revisão ao Ministério dos Transportes.