Faz quase uma semana que mais 11 novos leitos de UTI para Covid-19 foram abertos nos dois hospitais de Lages, Nossa Senhora dos Prazeres e Tereza Ramos, totalizando 30 vagas. Mas, nesta terça-feira (28) a notícia é de que todos eles estão ocupados. O hospital estadual Tereza Ramos tem nove leitos prontos para a ampliação, mas segundo a direção da unidade a dificuldade está na contratação de profissionais. O governo de Santa Catarina está chamando os aprovados nos processos seletivos de 2019 e 2020, mas isso não tem sido o suficiente.

Continua depois da publicidade

— Estamos chamando, mas o pessoal da área de enfermagem e equipe multidisciplinar, fisioterapeutas, assistência social, psicologia eu perdi 17 servidores na quinta (23) e sexta-feira (24). Mas, a gente está tentando de tudo para abrir pelo menos mais quatro leitos, mas não tem como afirmar quando — explicou o diretor do hospital Tereza Ramos, Fábio Lage.

> Pousadas, vinícolas, restaurantes e pontos turísticos são reabertos em Urubici e São Joaquim

Os casos confirmados de Covid-19 na Serra já passaram de 1 mil, e os atendimentos no Centro de Triagem mais que dobraram neste mês. Foram 1,2 mil atendimentos em junho, enquanto em julho foram mais de 3,3 mil.

O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, lembra que no Centro de Triagem são atendidos pacientes que apresentam sintomas do novo coronavírus e até outras doenças com sintomas semelhantes, mas que acabam sendo descartados para a Covid-19.

Continua depois da publicidade

> Na contramão nacional, SC segue com alta na taxa de letalidade por Covid-19