Os boletins divulgados pela prefeitura de Lages mostram uma redução diária de casos positivados na cidade. Nesta quarta-feira (24) o munícipio registrou 1.289 casos a menos, se comparado com a quarta-feira (14) da semana anterior. A queda tem refletido nos atendimentos do Centro de Triagem da Covid-19 e das Unidades Básicas de Saúde. Para a Secretaria de Saúde de Lages, isso é reflexo das medidas mais restritivas que foram tomadas nas duas últimas semanas, com a suspensão dos serviços não essenciais e das aulas presencias. Acredita-se que a diminuição da circulação de pessoas ajudou na redução das transmissões.
Continua depois da publicidade
>>Em SC, 233 pessoas morreram à espera de leito de UTI Covid desde janeiro
Lages chegou a ter um pico de mais de 2,8 mil pessoas com Covid-19 na cidade, no início de março. Agora, são pouco mais de 1,4 mil pessoas positivadas. Mesmo assim, os hospitais, principalmente os leitos de UTIs, continuam lotados e com pacientes graves aguardando por vagas.
>>Em Lages idosos com mais de 70 anos serão imunizados; veja o cronograma
– Não temos pessoas aguardando leitos de enfermaria aqui na Serra Catarinense, porém ainda temos pessoas aguardando leitos de UTI. A situação ainda é grave no sistema hospitalar, com uma tendência de queda no número de casos, mas as internações ainda estão sentindo toda pressão do sistema colapsado, esclarece o Secretário de Saúde Lages, Claiton Camargo.
Continua depois da publicidade
Faltam leitos de UTI Covid para atender essa demanda e a contratação de profissionais tem sido um dos principais desafios para essas ativações. O hospital Tereza Ramos está com um processo seletivo aberto para contratação de médicos e técnicos de enfermagem, as inscrições encerram nesta quinta-feira (25). Só depois dessas contratações é que será possível ativar mais nove leitos de UTI Covid na unidade, segundo a direção.