Após ter a primeira morte pelo novo coronavírus confirmada em Lages e do avanço da pandemia na região Sul do país, nesta quinta-feira (9) o prefeito Antonio Ceron anunciou que nenhum evento será autorizado para realização na cidade.
Continua depois da publicidade
> Entidades se manifestam contra indicação de ivermectina para pacientes com Covid-19
Na semana passada, o decreto 18.055 foi assinado autorizando as festas e shows, por exemplo, ou atividades que tivessem maior concentração de público, mediante apresentação e aprovação de um Plano de Contingência.
Esse plano seria analisado por uma equipe do Comitê da Covid-19, que envolve Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Secretária de Saúde de Lages. O decreto ainda está em vigor, porém, por enquanto, nenhum evento será autorizado.
– É preciso se adequar a cada momento, a cada realidade. Até a semana passada, quando foi assinado o decreto, a situação era uma, mais confortável. Hoje é outra, bem mais preocupante. É necessário equilibrar a proteção à saúde e o andamento da economia, mas entre um e outro, a prioridade sempre será a vida humana – diz Antonio Ceron.
Continua depois da publicidade
> Santa Catarina registra a segunda pior taxa de isolamento social do país
A orientação é para que os promotores de eventos e empresários de casas noturnas continuem enviando o Plano de Contingência para apreciação da Secretaria da Saúde pelo e-mail covid19@saudelages.sc.gov.br. Quando a situação sanitária viabilizar, as autorizações poderão ser emitidas.
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina