Um mutirão com 286 agentes comunitários de saúde irá percorrer todos os bairros de Lages para fazer pesquisa que busca saber a realidade da obesidade infantil na cidade. O questionário de 12 perguntas também está sendo aplicado em unidades básicas de saúde. O foco é saber como está a alimentação das crianças com idade entre 0 e 14 anos. Através disso, o município vai identificar o perfil epidemiológico da obesidade para compreender e traçar ações para combater a doença.

Continua depois da publicidade

Segundo a médica pediatra Maria Cristina Martins é a primeira vez que uma pesquisa assim é realizada em Santa Catarina.  

Atualmente existem apenas dados nacionais. Um levantamento do IBGE mostra que 33,5% das crianças brasileiras com idade entre 0 e 14 anos estão acima do peso. A iniciativa partiu da médica depois que ela começou a notar o aumento de pacientes crianças e adolescentes com sobrepeso no consultório.

– Isso me surpreendeu e incomodou porque já moro aqui há 20 anos e não era assim até pouco tempo. Por isso procurei a Secretaria de Saúde, e quando soube que não havia nenhuma pesquisa nesta área propus que realizássemos esse levantamento – explica Maria Cristina.

A pesquisa será realizada de forma gradual até abranger as 28 Unidade de Saúde de Lages, a expectativa é que em seis meses ela esteja pronta.

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Eduarda Demeneck