Decreto nº 18.193, que flexibiliza atividades em Lages, foi assinado nesta sexta-feira (02) depois que a região da Serra passou do nível grave para alto. As flexibilizações estão previstas pelas portarias do governo catarinense e foram regulamentadas através do decreto municipal. Houve mudanças em atividades do comércio, eventos, turismo e esporte.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

A partir de agora a prova de roupa está autorizada em lojas, para isso deve-se respeitar o distanciamento mínimo (1,5m), o controle do acesso aos provadores, o uso de máscara e álcool em gel.

> Volta às aulas em SC será liberada nas regiões em nível amarelo para coronavírus

Já no turismo a novidade é na ocupação da rede hoteleira, que pode atender até 80% da capacidade. Os eventos sociais, onde não há cobrança de ingresso, como casamento, aniversários, confraternizações, batizados e festas infantis estão autorizados a serem realizados. Para isso o limite de ocupação dos espaços é de 40%, além do cumprimento das medidas sanitárias.

Continua depois da publicidade

Cinemas e teatros podem funcionar com a metade do público (50%) e os museus com um terço da capacidade de lotação (incluindo funcionários). A recomendação é que haja agendamento para visitação.

> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Lages nas Eleições 2020

Academias de ginásticas, natação, musculação e similares podem atender 70% da capacidade. O Shopping e as galerias não tem essa limitação. Mas, em todos eles o uso da máscara e o distanciamento são obrigatórios.

Além da Serra Catarinense, a Foz do rio Itajaí, a região do Médio Vale do Itajaí, Oeste e a região de Xanxerê também tiveram melhora e reduziram o nível de risco do coronavírus de grave para alto,