Ao todo foram selecionadas pelo Ministério do Turismo 30 rotas turísticas para serem beneficiadas com investimentos do Programa Investe Turismo, do Governo Federal. Uma parceria entre os setores públicos e privados, onde serão aplicados R$ 200 milhões em qualificação e marketing nessas rotas, provenientes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No Brasil são 158 municípios de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal.
Continua depois da publicidade
O município de Lages está inserido na categoria B, na classificação dos municípios pelo Ministério do Turismo. Foi analisado o processo de construção da metodologia de categorização do setor.
Na Serra Catarinense foram selecionados os municípios de Lages, São Joaquim e Urubici. Da Serra-Mar Catarinense foram incorporados Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba, Laguna, Balneário Camboriú, Bombinhas, Penha, Porto Belo, Blumenau, Brusque, Itajaí, Timbó, Pomerode, São Francisco, Joinville, Lages, São Joaquim e Urubici.
As ações de fomento no setor vão desde o fortalecimento, através de uma agenda estratégica entre segmentos público e privado; melhoria dos serviços e atrativos até o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.
Técnicos do Ministério do Turismo e do Sebrae vão visitar as cidades selecionadas para analisar as necessidades de investimentos na rede hoteleira e gastronômica, e em infraestrutura.
Continua depois da publicidade