Na maior cidade da Serra Catarinense 11,64% dos moradores estão com o esquema de vacinação contra Covid completo, ficando atrás apenas de Tubarão (13,62%) e Florianópolis (13,08%), segundo o monitor de vacinas da NSC. Pelo que foi apurado essas cidades tem um grupo maior da população que fazem parte dos grupos prioritários e por isso começaram a se vacinar antes e conseguiram receber as duas doses nesse momento, porque completaram o intervalo entre as vacinas. As estratégias de imunização adotadas pelos munícipios também influenciam nesse ranking.
Continua depois da publicidade
>>Conselho cobra vacina contra Covid-19 para juiz, promotor e advogado
Em Lages a vacinação acontece em dois locais e em dois sistemas diferentes. No Parque Conta Dinheiro, é no carro que as pessoas recebem a imunização e no ginásio Jones Minosso a vacina é aplicada somente nos pedestres. Nesta quarta-feira (09) uma nova estratégia começou a ser adotada. No drive-thru a vacinação que acontecia só pela manhã passa para o dia todo (08h às 17h), no ginásio o imunizante começa a ser aplicado só durante à tarde (13h às 17h).
Além disso, pessoas com 54 anos começaram a receber a 1ª dose nesta quarta (09), até agora mais de 50 mil moradores que fazem parte dos grupos prioritários foram imunizados. Estão recebendo a vacina os trabalhadores do transporte, neste grupo estão os caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros e do transporte ferroviário, pessoas com comorbidades e com mais de 18 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, profissionais da saúde, das forças de segurança e da educação.
Continua depois da publicidade