A iniciativa do grupo de jovens da paróquia do Navio ajudou mais de 200 pessoas, que estavam com dificuldades para fazer o cadastro do Auxílio Emergencial, no último sábado (16) em Lages. Um dos problemas destacados pelos voluntários e pelas pessoas que recorriam à ação é a falta de informação para solicitar o benefício e também do saque. Segundo Luan Tucarti, um dos voluntários – “Era comum, que pessoas com cadastro ativo no CadÚnico ou que recebem o Bolsa Família, relatarem não possuir informação sobre o direito de receber ou não, o pagamento dos R$ 600”.
Continua depois da publicidade
Além disso, os jovens tiraram dúvidas sobre o aplicativo Caixa Tem, que dá acesso ao benefício. Muitas pessoas foram atendidas já na fila, tirando dúvidas e recebendo orientações. Todos os cuidados com o distanciamento das pessoas, o uso de máscara e de álcool em gel foram tomados, segundo a organização. A previsão é que dia 30 outra ação assim seja realizada pelo grupo de jovens.
Outro exemplo de solidariedade
Lojistas do bairro Coral, um dos maiores de Lages, se uniram para ajudar quem está com dificuldades para colocar o alimento na mesa. Na Serra Catarinense mais de 23 mil pessoas ficaram desempregadas nesses últimos dois meses, por causa da pandemia, segundo pesquisa do Sebrae divulgada dia 12 de maio. Justamente para ajudar quem está precisando, que uma mesa foi colocada na frente de uma loja na Avenida Luiz de Camões, para os comerciantes, clientes, e quem quiser deixar alimentos para serem doados. A orientação é para que sejam alimentos não perecíveis, e pacotes pequenos de um quilo, para que mais pessoas sejam beneficiadas. Os alimentos ficam disponíveis e quem estiver passando por necessidades pode pegar a quantidade que precisar. Segundo os lojistas, essa ação começou em abril e tem surtido muito efeito, são famílias sem emprego, moradores de rua, pessoas que estão passando por dificuldades que estão encontrando essa ajuda. Quem se interessou em ajudar, a mesa fica na frente da loja Lígia Maria, no bairro Coral.
Continua depois da publicidade