Nesta semana, pela primeira vez Lages sediou a prova de Certificação Estadual de Cães de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Três cães e seus donos bombeiros, os chamados binômios, foram certificados para atuarem em ocorrências de buscas no estado. Com isso Santa Catarina passa a contar com nove labradores aptos para esse serviço.

Continua depois da publicidade

Foram avaliadas as condições do animal na busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. Houve também buscas noturnas durante as provas. A partir de agora a região da Serra conta com dois binômios (dupla entre o bombeiro e o cão de busca). O soldado Luciano Rangel foi aprovado com o cão Órion, e o soldado Guilherme Galli com o Sasuke, eles fazem parte do 5º Batalhão dos Bombeiros com sede em Lages. Outro binômio aprovado foi do Planalto Norte, de Porto União, o Soldado David Canever com a cadela Léia.

Para conseguir essa certificação foram quase dois anos de muito treinamento. Na Serra, os cães Órion e Sasuke chegaram em setembro de 2019. Eles moram com os bombeiros e tem atividades diariamente. Por conta dos instintos do animal, principalmente o olfato, eles se tornam importantes em ocorrências como buscas de pessoas desaparecidas, por exemplo. Desde maio de 2019, quando o cão Barney morreu em operação no município de Içara, a Serra estava sem esse serviço.

>>Três macacos têm mortes confirmadas por Febre Amarela na Serra Catarinense

Continua depois da publicidade