A fábrica Berneck, com sede no Paraná, será construída na Área Industrial Sul, ao lado da ponte do Rio Caveiras, às margens da BR-116. A previsão é que as obras se iniciem em maio e sejam concluídas no segundo semestre de 2019. Na terça-feira, o governador Raimundo Colombo participou da solenidade, no Teatro Marajoara, que marcou o início das instalações da fabricante de madeira na cidade. Na primeira fase do empreendimento o investimento chega a R$ 800 milhões, com a geração de 550 vagas diretas de empregos e possibilidade de chegar a mil. A empresa não é nova no Estado. Em 2010, instalou a primeira planta no município de Curitibanos, vizinho de Lages.

Continua depois da publicidade

– Já ampliamos e hoje geramos 900 empregos lá. Além disso, fortalecemos a nossa contribuição social em outras ações realizadas no município – comenta o diretor presidente da empresa, Gilson Berneck.

Segundo o presidente, o que levou à ampliação foi a aposta na localização de Lages, potencial de matéria-prima e mão de obra qualificada. Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Carlos Chiodini, entre os incentivos concedidos estão o Pró-Emprego, que é um tratamento tributário diferenciado de ICMS para incentivar a vinda de novos empreendimentos a SC, e acesso ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), que nada mais é do que financiamento de capital de giro, a longo prazo e de baixíssimo custo.

Leia todas as publicações de Eduarda Demeneck

Continua depois da publicidade