A Secretaria de Saúde de Lages divulgou o esquema de vacinação para os idosos a partir de 70 anos. Com o objetivo de tentar evitar aglomeração a imunização será realizada de forma escalonada, por faixa etária. Ela vai continuar no sistema drive-thru, no Parque Conta Dinheiro e na Central de Vacinas.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira (24) começam a ser imunizadas às pessoas com 72 anos, na quinta-feira (25) serão aplicadas somente a segunda dose nos idosos entre 80 e 84 anos, na sexta-feira (26) será a vez de quem tem 71 anos, e no fim de semana os idosos com mais de 70 anos serão vacinados. No Parque Conta Dinheiro vai acontecer das 9h às 19h durante a semana, e das 9h às 17h, no sábado (27) e domingo (28). Na Central de Vacinas o atendimento é semanal, das 8h às 18h15.
Os profissionais de saúde que fizeram o cadastro no site da prefeitura de Lages vão começar a ser vacinados. A vacinação será feita por etapa. Agora, serão imunizados os trabalhadores de saúde que estão na ativa, acima de 60 anos ou com histórico de comorbidades, independentemente da idade, que atuam em clínicas, hospitais, laboratórios e farmácias. Para receber a imunização o trabalhador de saúde deverá apresentar declaração de vínculo empregatício com a unidade ou estabelecimento de saúde ou declaração da chefia de serviço, contendo o número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), além de documento oficial com foto. A vacina também está sendo aplicada no Parque Conta Dinheiro.
>>Governo de SC altera decreto com medidas restritivas; veja mudanças
Continua depois da publicidade
Até agora foram aplicadas em Lages 14.148 vacinas nos grupos prioritários (idosos e profissionais de saúde).
Vacina de bicicleta

O seu Natalício Corrêa da Silva, tem 73 anos e chegou de bicicleta nesta quarta-feira (23) para receber a vacina no Parque Conta Dinheiro. Ele foi um dos primeiros a chegar ao local para receber a vacina contra a Covid-19. O morador do loteamento Jardim das Camélias, disse que a bicicleta é o veículo dele, e por isso para receber a vacina não seria diferente. O senhor pai de três filhas, avô de seis netos e bisavô de duas meninas esbanjava saúde e disposição.
– Subo morro, desço morro. Não é qualquer gente nova que me iguala. Eu não me amedronto. Não podemos frouxar. Já passei por tanta coisa nessa vida que não é o receio do amanhã que vai me derrubar. Se a vacina é um dos caminhos para ter saúde e vida longa, temos mais é que aproveitar, comenta seu Natalício Corrêa da Silva.