Nos últimos dez dias sete leitos de UTI para o tratamento de pessoas com Covid-19 foram abertos no hospital Tereza Ramos, em Lages. Desde março o hospital tentava ativar os leitos na unidade, mas a falta de profissionais era o principal entrave, segundo a direção. Com o processo seletivo concluído e apresentação dos profissionais de saúde foi possível ativação de mais uma ala de UTI Covid. A previsão é que mais dois leitos sejam abertos até a próxima semana, totalizando nove na Ala Portinari.
Continua depois da publicidade
>>SC vai vacinar contra Covid idosos a partir dos 60 anos com novas doses recebidas
Atualmente, o hospital Tereza Ramos está com 43 leitos de UTI para os casos mais graves de coronavírus e mais 46 leitos de enfermaria Covid. Há também a expectativa da ativação do novo prédio do hospital para ajudar no atendimento a demanda da pandemia. As obras que começaram em 2012 estavam paradas, mas segundo a Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto, elas foram retomadas e a estrutura está sendo concluída.
– A abertura da nova ala será gradual, sendo prioridade a abertura dos 20 leitos de UTI Covid-19, no primeiro andar e 30 leitos de enfermaria no segundo andar. As obras de adaptação serão finalizadas nos próximos dias. A expectativa é de que as obras de toda a nova ala estejam totalmente concluídas entre julho e agosto de 2021, explicou a Secretária.
A Serra Catarinense tem três hospitais com UTI para receber pacientes graves com Covid-19. Apesar do número de casos ativos ter tido uma queda, os leitos continuam praticamente todos ocupados. O que se percebe é que diariamente a fila de espera oscila. Nesta sexta-feira (23), a taxa de ocupação na UTI Covid é de 98%, no inicio da semana era de 100%. O que chama atenção é a taxa de mortes, em abril, em 21 dias 52 perdas foram registradas pela doença na região. O momento ainda requer cuidado e mais vacinas.
Continua depois da publicidade