A doação de respiradores, bombas de infusão e blenders para respiradores realizada na manhã desta sexta-feira (26), vai possibilitar o hospital Seara do Bem abrir dez leitos adultos de UTI Covid na próxima semana. Os equipamentos foram doados pela empresa Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil. Na região a empresa já fez doações de R$ 5,5 milhões para o enfrentamento da pandemia.

Continua depois da publicidade

>>Butantan anuncia nova candidata a vacina contra Covid

Segundo a direção do hospital Seara do Bem, na segunda-feira (29), os monitores devem ser entregues pelo governo do estado. A contratação dos profissionais de saúde já foi realizada e a intenção é que os leitos sejam ativados na próxima quinta-feira (01). Esse hospital é materno e infantil, mas vai ceder parte da estrutura para atender pacientes adultos graves com coronavírus.

No inicio de março, respiradores e monitores também foram doados pela Klabin para o Hospital Tereza Ramos abrir mais leitos de UTI. Mas, até agora eles não foram ativados na unidade. Enquanto isso, os equipamentos estão sendo usados na enfermaria Covid. De acordo com a direção, na quinta-feira (25), encerrou o processo seletivo para contratar médicos e técnicos de enfermagem. A expectativa é que cerca de nove leitos de UTI Covid sejam abertos daqui dez dias.

>>Morre médico de Lages, Luiz Alberto Susin por complicações da Covid-19

Continua depois da publicidade

A Serra Catarinense tem 56 leitos de UTI Covid, desses dois são convênios. Desde o início de março as UTIs estão com 100% de lotação e muitos pacientes graves aguardando por vagas. Na região, 41 pessoas já morreram esperando esse atendimento.