A longa espera para moradores de Lages — que pode levar até um ano — para realizar procedimentos cardiológicos, como cateterismo e cirurgias cardíacas, está com os dias contados. Pelo menos, essa é a expectativa da Secretaria de Saúde do município, depois que o Ministério da Saúde habilitou o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, como uma Unidade de Assistência Cardiovascular. Uma equipe ficará responsável por realizar os procedimentos, que até então eram feitos em Rio do Sul.
Continua depois da publicidade
— Além de ser um alívio para os pacientes do município, o HNSP poderá ampliar o atendimento à população da região — comenta Odila Waldrich, secretária de Saúde.
A portaria também autoriza o pagamento, pelo Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, no montante anual de R$ 3,2 milhões, a ser incorporado ao Grupo de Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. Na semana que vem, uma reunião será realizada com representantes da saúde do Estado, município e hospital para definir quais cidades serão atendidas pelo setor de cardiologia junto com Lages, e como os procedimentos irão funcionar.
Leia outras publicações de Eduarda Demeneck
Veja também:
Continua depois da publicidade