Dez respiradores foram entregues ao hospital Nossa Senhora dos Prazeres na manhã desta terça-feira (29), por volta das 11h45. A unidade que é filantrópica foi à primeira de Santa Catarina a receber os equipamentos que foram enviados pelo Ministério da Saúde no último sábado (26), para o enfrentamento da pandemia. Porém, isso não significa que o hospital vai ampliar a oferta de leitos de UTI Covid, atualmente são 20. Segundo a direção da unidade, eles vão substituir os respiradores que estavam sendo usados nessas UTIS que são aqueles de transporte, menos potentes. Ou seja, os ventiladores pulmonares que chegaram têm parâmetros mais avançados e vão melhorar a qualidade no atendimento dos pacientes graves com Covid -19.
Continua depois da publicidade
::Mais leitos de UTI Covid devem ser ativados, diz direção do Hospital Tereza Ramos
Eles fazem parte do lote de 100 respiradores, do modelo Vyaire IX5, que chegaram ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José. Agora a SES está definindo, ainda, quais outros hospitais também vão receber os ventiladores.
::Governo de SC amplia restrições para hotéis, casas noturnas e eventos após determinação da Justiça
Há uma expectativa de que alguns sejam encaminhados para o meio oeste. Os cinco hospitais que atendem aquela região estão operando no limite. A macrorregião que compreende o meio oeste e serra é uma das mais criticas do estado quando o assunto é UTI Covid, a média de ocupação é de 85%.
Continua depois da publicidade
::Vacina da Covid-19 em SC: cidades menores dependem de plano nacional e veem dificuldades na compra