Um homem de 42 anos foi preso em flagrante furtando goiabas da Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epagri), de São Joaquim. A prisão aconteceu nesta quarta-feira (10), às 17h30 em uma ronda preventiva da Polícia Militar. O homem disse à PM que era para o consumo. Segundo a policia, ele estava com uma sacola com aproximadamente dois quilos da fruta.

Continua depois da publicidade

O homem foi preso por furto e levado para delegacia da cidade e liberado. O delegado da comarca de São Joaquim, Davyd de Oliveira Girardi entrou em contato com a nossa equipe para informar que o homem foi levado para a delegacia após às 19h, e que por trabalhar em regime de plantão o atendimento foi feito por telefone e um inquérito foi instaurado para apurar os fatos. O homem vai responder em liberdade pelo furto das goiabas.

— O indivíduo conduzido à Delegacia pela Polícia Militar não deixou de ser autuado em flagrante porque o Delegado não se fazia presente e, sim, porque se entendeu que a situação trazida melhor seria averiguada mediante a instauração de Inquérito Policial. Informamos, também, que devido à falta de policiais, a Delegacia de Polícia da Comarca de São Joaquim fica aberta apenas no período vespertino, sendo que as ocorrências fora de expediente são atendidas mediante sobreaviso, inicialmente por contato telefônico. – Explicou o delegado.

Esse furto de goiabas na Epagri de São Joaquim tem sido constante. Só neste ano já foram furtadas dos pomares da unidade pelo menos cinco toneladas da Goiaba Serrana, isso representa 30% da produção.

E o maior problema é que esse crime está atrapalhando as pesquisas com a fruta. Ela está passando por melhoramento genético para resistir a doenças e aumentar a produção no campo, um trabalho fundamental para os produtores da região. Por isso que, desde o mês passado, a PM está fazendo rondas preventivas na Epagri.

Continua depois da publicidade

A goiaba Serrana possui propriedades anti-inflamatórias, antidepressivas e antioxidantes, os pesquisadores estão de olho nessas qualidades. A fruta está na lista do Ministério do Meio Ambiente de alimentos do futuro.