Fim de ano e a preocupação sempre é a mesma, as doações de sangue diminuem. Mas, se antes a situação chamava atenção, neste ano de 2020 está ainda mais preocupante. No Hemocentro de Lages, por exemplo, a procura caiu mais da metade. A média é de 30 doações diárias, mas, teve dia em que só sete bolsas de sangue foram coletadas, menos de 25%.
Continua depois da publicidade
::SC adia decisão sobre praias e libera casas noturnas para a temporada de verão
Para tentar melhorar o estoque, a maioria dos hemocentros de todo o estado vai abrir pela manhã na véspera de Natal e Ano Novo. Confira os horários aqui. Isso vai acontecer nas cidades de Lages. Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba e Joinville. Quem pesa mais de 50 kg, está com saúde boa, pode fazer a doação. Para quem pegou Covid, mas se recuperou há mais de 30 dias, também pode doar. Para isso basta fazer o agendamento no site do Hemosc, a intenção é evitar aglomeração. Os hemocentros estão tomando todos os cuidados sanitários para evitar a proliferação do vírus.
A falta de sangue no Hemosc reflete nos hospitais. Todos os dias acontecem acidentes, cirurgias, queimaduras graves que exigem transfusão. Além dos casos de leucemia e anemia, por exemplo. Para atender essa demanda é preciso que os hospitais estejam abastecidos. São doações importantes que podem salvar muitas vidas. Em um ano em que a solidariedade foi tão importante, doar sangue também é um gesto de empatia.
Continua depois da publicidade