O alerta para o cuidado com os golpes está sendo repassado pela Sala do Empreendedor de Lages depois que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município recebeu denúncias de que microempreendedores Individuais (MEIs) estão recebendo ligações onde se comunica a obrigatoriedade de efetuar um cadastro no Serasa. Com esse cadastro o MEI recebe cobranças mensalmente.

Continua depois da publicidade

Outro golpe estava sendo aplicado por uma Associação que envia boletos de cobranças indevidas aos microempreendedores individuais. De acordo com a Secretaria, a única cobrança obrigatória é do guia de pagamento DAS, de recolhimento mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servindo para garantia financeira de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade.

A orientação é que o microempreendedor desconfie de boletos e cobranças encaminhados via e-mail ou correios. Os dados pessoais e do negócio, a exemplo do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) não devem ser repassados. Em caso de dúvidas ou denúncias os microempresários podem procurar a Sala do Empreendedor ((49) 3224-0600/3224-0700).

 

Leia também:

Continua depois da publicidade

Acidente com criança de Gaspar acende alerta sobre manutenção das faixas de pedestre

Pelo contrato assinado em 2016, reforma da Ponte Hercílio Luz deveria ser concluída nesta quinta