Além das cidades turísticas já conhecidas pelo frio e pelas belas paisagens na Serra Catarinense: Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra, outras cidades que se localizam na região também estão chamando atenção de visitantes. Rio Rufino e Bom Retiro são exemplos, as cidades estão se estruturando para receber os visitantes e traçando novos pontos turístico e virando destino de quem procura a Serra para descansar e se divertir.
Continua depois da publicidade
>SC tem previsão de neve com chegada de forte massa de ar frio; entenda
– Atrativos estão sendo resgatados, pois ficam em propriedades particulares. A cachoeira da fábrica está liberada para visitação, a rampa de voo livre, onde principalmente, agora no inverno tem imagens incríveis. Estamos fazendo um trabalho de divulgação através do instaram “Visite Rio Rufino”, explica o Secretário de Turismo da cidade, Mateus Souza Ghizoni.
O munícipio fica a 19,4 quilômetros de Urupema. A cidade conta com 14 pousadas e hospedagens rurais. Para os finais de semana de julho, alguns locais não têm mais vagas. Com o frio intenso, com possibilidade de nevar na Serra Catarinense na próxima semana a procura está bem intensa. O mesmo acontece com o munícipio de Bom Retiro que fica a 37 quilômetros de Urubici, os meios de hospedagem estão lotados para este fim de semana. A procura também aumentou para os próximos dias de frio intenso.
> Inverno na serra catarinense terá menos restrições e mais turistas
Continua depois da publicidade
Ao todo, a região tem mais de nove mil leitos, e a expectativa é que a maioria fique ocupada nos próximos dias. O inverno é importante para o desenvolvimento dos setores de turismo. Por conta da pandemia as medidas de segurança precisam ser respeitada, em todos os locais é preciso que os turistas sejam orientados para usarem máscara, álcool em gel e evitarem aglomerações.
> Inverno chegou: alta temporada na Serra Catarinense
A intenção na Serra Catarinense é transformar a região em um grande potencial turístico, com todas as cidades oferecendo produtos e serviços que possam agregar ao setor. Para isso foi elaborado e entregue aos municípios um Plano de Desenvolvimento Turístico com as principais potencialidades a serem desenvolvidas pelo poder público municipal. O plano foi desenvolvido por uma empresa especializada, contratada pelo Sebrae, através de recursos parlamentares.