Uma operação de prevenção ao novo coronavírus iniciou nesta quinta-feira (30) em bares, restaurantes, lanchonetes e igrejas de Lages, na Serra de Santa Catarina. Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Polícia Civil, que integram a força de segurança instituída por decreto do prefeito Antonio Ceron, visitaram esses locais para verificar se os decretos estadual e municipal estavam sendo cumpridos.
Continua depois da publicidade
Em três igrejas foi preciso a intervenção dos profissionais para que algumas pessoas usassem a máscara e para garantir o distanciamento entre elas. Quem se recusou foi orientado ir para casa.
Um mercado que estava aberto depois das 20h também foi fechado. Nesses casos não houve punição, mas o valor da multa para o descumprimento das medidas de prevenção e combate ao coronavírus varia de R$ 531 a R$ 34,5 mil.
> O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal?
Continua depois da publicidade
O trabalho de fiscalização vai continuar por tempo indeterminado. Para que os estabelecimentos funcionem precisam cumprir algumas regras, entre elas, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel, garantirem o distanciamento entre os clientes, e no caso de lojas não se pode provar roupas e calçados.
> Coronavírus: Santa Catarina tem 9 cidades entre as 30 com mais casos por habitantes no Brasil
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em Santa Catarina