O frio esculpiu as paisagens em dias de temperaturas extremas na Serra Catarinense. Um fim de semana em que teve de tudo: neve, sincelo, geada e temperatura abaixo de zero. O resultado foi de movimento intenso nas estradas e nos principais pontos turísticos da região serrana.
Continua depois da publicidade
No Morro das Torres teve até congestionamento. Em cidades como São Joaquim, Urupema e Urubici, o setor hoteleiro ficou lotado, com os mais de três mil leitos ocupados. Mas alguns visitantes passaram o fim de semana no carro. É o caso de Saulo Macedo, que saiu de Florianópolis com a esposa Nice Schimitt para ir até a Serra. Eles adaptaram o carro, levaram colchão, muitas cobertas, fogareiro para fazer a comida e até uma tenda para usar do lado de fora do veículo.
— Aqui é tranquilo, a gente tem uma cama ali no carro. Estou até tomando um vinho para aquecer – contou a turista.
Para muitos turistas a viagem até a Serra tinha um motivo: ver a neve. O fenômeno caiu pela segunda vez na região nas cidades de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e no Morro das Torres, entre Urupema e Rio Rufino. Foi na tarde de sexta-feira, e apenas por alguns minutos. Mas foi o suficiente para fazer a alegria de muitos turistas. A estudante de Jornalismo Laura de Oliveira ficou encantada com o que viu.
— É maravilhoso, muita alegria de ver a neve e muito frio também.
Continua depois da publicidade
No sábado, outro fenômeno raro se formou no Morro das Torres: o sincelo. A paisagem ficou coberta pelo branco do nevoeiro que congelou ao tocar a superfície. Plantas, antenas, grades: tudo ficou com uma grossa camada de gelo.
O fenômeno ocorre em poucos locais da Serra e é raro no Brasil, por isso sempre vira atração. Centenas de carros subiram o morro, que registrou até congestionamento. Mas quem encarou o vento gelado e cortante garante que valeu a pena.
— A gente está desde a uma hora da manhã, viemos de Florianópolis. Mas valeu a pena o espetáculo – disse o turista Edson Moreira.
Momento inesquecível também para a moradora de Florianópolis Edi Mari Feliques.
— É surreal, é lindo. Quem não conhece tem que vir. Vale a pena dormir aqui na madrugada e esperar amanhecer, vale muito a pena.
Continua depois da publicidade
Na manhã de domingo, foi a vez de a geada invadir as paisagens de São Joaquim e Urupema e render belas vistas e registros para os que subiram a Serra para acompanhar de perto o frio.
Temperaturas chegaram a -8 °C
As temperaturas mais baixas foram registradas no domingo, quando o centro da massa de ar frio passou por Santa Catarina. Segundo a Epagri/Ciram, a temperatura mais baixa registrada foi de -8 ºC, no início da manhã de domingo, em Urupema. Outras cidades como Bom Jardim da Serra (-6°C), Lebon Régis (-5,9°C) e Urubici (-5,7°C) registraram as temperaturas mais baixas do Estado. Segundo a Defesa Civil do Estado, 46 cidades do Estado tiveram temperaturas negativas.
Frio deve perder força durante a semana
O frio deve continuar presente no Estado neste início de semana, mas perde força a partir da terça-feira. Nesta segunda, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, as temperaturas não devem ser tão baixas quanto as de domingo, mas ainda devem ficar abaixo de 0°C na Serra e no Planalto Norte. Nessas regiões, a previsão é de que os termômetros fiquem entre -2 e -4 °C.
Em boa parte do restante do Estado, a temperatura deve ficar entre 1°C e 3°C. No Litoral, o frio deve ser um pouco menor, com mínimas de 4° a 6°C. À tarde, com a abertura do sol e o tempo seco previsto, as temperaturas devem ficar mais agradáveis, próximas aos 20 °C.
Continua depois da publicidade
A tendência é que o frio perca força durante a semana, com frio cada vez menor e temperaturas mais elevadas a cada tarde, a partir desta segunda-feira.