O Festival Internacional de Música na Serra começou no último domingo (21) e desde então tem mudado a rotina de Lages. Mais de cem estudantes de música clássica estão na cidade. Durante todos os dias têm ensaios, aulas e apresentações que podem ser vistos de graça pela população.

Continua depois da publicidade

O Teatro Marajoara virou palco para o festival, e todas as noites, às 20h tem concertos abertos para a comunidade. Mais de 30 professores de fora também estão na cidade. O Marcelo Jaffé é professor de viola, veio de São Paulo, ele conta que é uma semana em que literalmente todos vivem a música.

— A gente discute postura, movimento, harmonia do nosso corpo e do nosso instrumento. – Explica.

Quem participa diz que a intenção é só uma aprender para ser um bom músico.

— Para melhorar meu desempenho, melhorar minha condição como músico, ser um músico mais completo. – Comenta o estudante de São Paulo, Dimas Neves.

Continua depois da publicidade

Os estudantes foram selecionados pela organização do Festival. Alguns estão no alojamento e outros na casa de famílias da cidade. A professora Maria Waltair Carvalho mora sozinha em Lages e se inscreveu para abrigar estudantes. Ganhou companhia de duas instrumentistas de Florianópolis e São Paulo.

— Eu aprendi muito essa semana com elas, inclusive sobre os instrumentos. E é maravilhoso. A música clássica é essa paz, essa tranquilidade. Essa coisa gostosa que traz pra gente. – diz a professora.

Neste sábado (27) é a última noite, os alunos vão ter a oportunidade de se apresentar no Teatro Marajoara, na orquestra, e mostrar o resultado de uma semana inteira de aprendizado. A entrada é de graça.

Memorizze/André Arcenio
(Foto: Memorizze / André Arcenio)