A região conhecida pelo clima frio, pelas baixas temperaturas e fenômenos como a neve e a geada já tem o turismo consolidado no inverno, mas também vêm mostrando diferencial na época de calor. Longe do agito, o verde dos campos, as belas paisagens naturais como cachoeiras e montanhas têm atraído mais visitantes a cada ano. Achar vaga em pousadas no Natal e no Ano Novo, por exemplo, têm sido difícil. A maior parte dos espaços já está com 80% de ocupação. Segundo a assessora de Turismo da Associação de municípios da Região Serrana (Amures ), Ana Vieira, a Serra tem registrado aumento de 15% no número de turistas a cada verão.
Continua depois da publicidade
Em toda a região serrana são cerca 6.200 leitos disponíveis, entre hotéis, pousadas e casas alternativas.
– A nossa perspectiva é excelente. Já estamos com muitos hotéis lotados, dentro de uma avaliação que nós fizemos, e as vinícolas já têm visitas marcadas – comenta Ana.
A proprietária do Boqueirão Hotel Fazenda, em Lages, Adriana Gamborgi Silveira, está otimista com esse período de festas e férias. Mas, para atrair os turistas, além das belas paisagens a negociação tem sido fundamental:
– Tivemos que baixar valores, fracionar diárias, mas se adaptando tudo dá certo.
Continua depois da publicidade
Nas vinícolas, a promessa é de movimento intenso, muitas estão ampliando os horários e dias para receber os visitantes. A vinícola Thera, em Bom Retiro, por exemplo, ficará aberta durante todos os finais de semana no verão:
– Vamos ter programações diversificadas como degustações e refeições harmonizadas, visitas aos vinhedos com um sommelier, além do wine bar, que irá oferecer degustações especiais dos vinhos da casa – diz o sócio da vinícola, Abner Freitas.
Durante o passeio é possível descansar e também aproveitar as atividades ao ar livre. Com o clima quente as cavalgadas, esportes radicais, piqueniques, ficam ainda mais agradáveis.
– Basicamente eu conhecia a cavalgada, e aqui a gente viu que tinha também um passeio com um veículo ali, que é Tatu Mulita, que é bem interessante, as caminhadas no meio da mata também são muito boas, assim como as banheiras de ofurô, tudo isso deixa o passeio muito melhor – comenta o turista de Campo Novos, Miguel Ângelo Granzotto.
Continua depois da publicidade
Esses são alguns dos motivos que fazem muita gente escolher a Serra como destino nesse período do ano. A maior parte dos visitantes é de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Para o Natal e a virada de ano muitas pousadas fazem atividades diferentes. Em algumas tem até a chegada do Papai Noel, em outras tem festa de ano novo, com shows de bandas locais e muito espumante.