Na semana passada o produtor Natalino Albino precisou jogar fora mais de 600 litros de leite da propriedade dele, em Urubici. O motivo: piques de energia elétrica desregularam o resfriador durante a noite. O leite que tirou em um dia, no outro estava azedo, impróprio para a Indústria. Um problema que ele e os moradores de Urubici estão enfrentando há meses. Eles reclamam que todos os dias os piques de luz acontecem. Eletrodomésticos queimam, freezers estragam. No último fim de semana foram mais de 20 horas no escuro na comunidade de Águas Brancas. Turistas que estavam na cidade foram embora mais cedo.

Continua depois da publicidade

A prefeitura chegou a publicar nas redes sociais uma nota de repúdio à Celesc. Para o prefeito Antônio Zilli, o problema está na rede de energia que é muito antiga, segundo ele é preciso fazer melhorias, por isso está tentando uma reunião com a gerência da Celesc para discutir o assunto. Segundo a assessoria da Celesc a grande sequência de piques nos últimos dias se deve a causas diversas: temporais, vegetação na rede, etc. Os piques sentidos na região são provenientes da recomposição automática do sistema, sempre que ocorre um desligamento. Sem o sistema, cada desligamento desse poderia representar, em vez de um pique, muito tempo a mais de espera por parte do consumidor. Sobre a falta de luz de mais de 20 horas no fim de semana, a Celesc informou que no sábado à noite um cabo rompeu e uma estrutura com dois postes caiu, e por questão de segurança só foi possível arrumar no domingo de manhã. 

De acordo com a companhia, os consumidores que se sentiram lesados podem procurar o escritório da Celesc em Urubici para tentar o ressarcimento dos prejuízos.